O desafio de administrar um Shopping Center em tempos de pandemia

23/4/2020

23/4/2020

Escrito por Grupo Ease

Os Shoppings Centers sempre foram um refúgio urbano para as famílias em todo mundo, um lugar de entretenimento, diversão, compras e serviços, agora, estão fechados.  Sem dúvida, a segurança e bem estar de todos colaboradores e da população em geral é uma prioridade. Contudo, o distanciamento social orientado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), traz muitas mudanças às rotinas das empresas e um impacto financeiro que ainda não se tem dimensão. O desafio, nesse momento, é como administrar um Shopping durante a pandemia.A indústria de Shopping Centers é um dos setores mais impactados com a nova realidade imposta pelo Covid-19. Só para ilustrar, no ano passado, o setor faturou R$ 192 bilhões de reais e atualmente emprega mais de 1,1 milhão de pessoas. Hoje, esse gigante está parado.Vale lembrar que os shoppings estão fechados para os consumidores, mas a carga interna de trabalho é intensa. Gestores e lojistas estão tendo que se readaptar ao novo cenário. Certamente renegociações de aluguéis, controles fiscais, atualizações de contrato são parte da nova rotina de trabalho.É tempo de pensar em estratégias para deixar o negócio mais eficiente. Dessa forma, quando tudo voltar ao normal o setor terá força para ajudar a impulsionar a economia brasileira.Nesse momento administradores, superintendentes, lojistas estão se perguntando: o que fazer agora?

Facilite sua negociação: descontos ou prorrogações?

Com a atividade econômica também em confinamento, a primeira atitude de todo empreendedor é olhar para as despesas, fazer ajustes responsáveis e evitar uma demissão em massa. Alguns CEOs de shopping têm reduzido aluguéis, fundo de promoção e condomínio. Além disso, outra alternativa tem sido a prorrogação das parcelas com vencimento no mês, conforme cada situação. Todos estão tomando medidas para ajudar o setor nesse momento tão delicado.Inegavelmente, mais do que nunca, é tempo de tomar decisões com cautela baseadas em indicadores precisos. Imagine ter todas as informações integradas em uma única ferramenta de gestão, isso ajuda o administrador a enxergar os pontos cruciais para o planejamento estratégico .Os sistemas de gestão, ERPs, apresentam ao administrador uma estimativa da saúde financeira de cada lojista do seu Shopping de forma ágil e rápida. Dessa forma, informações como adimplência, inadimplência e dados gerenciais ficam acessíveis em poucos relatórios ou mesmo em uma única tela.Os dados servem como subsídio para a tomada de decisão. Com essas informações na mão, o administrador tem maior embasamento para a concessão de descontos, por exemplo. A concessão pode ser feita manualmente, contrato por contrato ou em grande escala. Com o ERP Ease Controller.net, por exemplo, o administrador tem acesso análise global e pode liberar os chamados descontos em lote, ou seja, em vários contratos de uma só vez. O que representa uma grande economia de tempo.

Organize os pagamentos com seus fornecedores e otimize sua administração

Depois de olhar para os lojistas do seu Shopping Center, é preciso estar comprometido em reavaliar, de forma emergencial, os gastos com fornecedores (limpeza, segurança, folha de pagamento, entre outros).Vale renegociações ou acordos de modo a atender o fluxo de caixa de ambos os lados, tomando como medidas parcelamentos e até mesmo prorrogação dos pagamentos.Com um sistema de gestão modular, o administrador tem acesso à lista de fornecedores e todos os lançamentos futuros de contas a pagar. Ele consegue ter uma visão clara sobre os próximos pagamentos e, caso queira, pode efetuar pagamentos múltiplos por meio de comunicação com os Bancos.Essa tecnologia integrada permite reunir todos as contas em um único arquivo e enviá-las em de uma só vez, o chamado arquivo remessa. O banco efetua todos os pagamentos e encaminha um arquivo retorno. Essas informações de quitação são inseridas automaticamente no sistema. Isso resulta uma economia de trabalho e tempo para toda a equipe.

Controle seu negócio conectado ao seu Fluxo de Caixa

Uma visão global de todas as operações com fornecedores e locatários permite ao gestor monitorar o panorama financeiro geral da empresa. Com um ERP, o administrador tem acesso ao fluxo de caixa com as contas vencidas e a vencer, assim como todos os recebidos de forma clara. Os sistemas oferecem funcionalidades como apresentação do fluxo mensal e diário separados e destaques dos saldos bancários.O ERP, do Grupo Ease, traz uma central de dashboards específica, com recursos para geração de valores e consolidações, auxiliando o gestor no momento de decisões importantes. O grande diferencial ERP é a criação de múltiplos Padrões de Fluxo de Caixa, permitindo diferentes estruturas para empresas do mesmo grupo, clientes, entre outros. A tela apresenta todos os padrões criados, permitindo gerenciar os Fluxos de Caixa de modo eficiente e centralizado. Com processo padronizado, as informações entram com rapidez e menor chance de erro.

Declaração de Obrigações Legais: como não perder prazos durante a pandemia

Em meio a tantas incertezas, os gestores de Shopping Centers precisam estar atentos para não perder prazos. Um ERP auxilia o gestor a ter as obrigações legais atualizadas. Em sistemas modulares, é possível integrar diversos aspectos da sua administração em um só lugar.As regras mudam com frequência, atribuições fiscais seguem novos parâmetros e o gestor que demorar a perceber pode acabar com muitos problemas para resolver — internos e com o governo. As plataformas de gestão conseguem reunir todos os dados em um só lugar, facilitando o seu monitoramento e a sua proteção. Além disso, os cálculos automatizados, garantem uma declaração sem problemas, de modo a evitar retrabalhos.Usar um ERP com obrigações legais atualizadas é investir na sua capacidade administrar um Shopping Center durante a pandemia. É um apoio para que o negócio atinja todo o seu potencial. O que sobra é tempo para você se dedicar a outras funções, como por exemplo, como gerar renda nesse momento da economia mundial.

Home Office: Como a tecnologia auxilia administrar Shopping durante pandemia

A nova realidade de administrar um  Shopping durante pandemia tem imposto a todos grandes transformações e pede posturas e comportamentos inovadores. A mudança do local de trabalho surge como novo paradigma. O que antes era feito no escritório agora foi pra dentro de casa.

O gestor precisa, nesse momento, ter certeza de que a nova rotina não comprometerá a segurança das suas informações. Os sistemas, como o EASE Controller. net, permitem alteração com total segurança. O gestor vai carregar para o novo local de trabalho toda a confiabilidade que o sistema já oferecia anteriormente. Nada se altera. A infraestrutura própria, as camadas de segurança e estrutura tecnológica robusta são as mesmas, não sofreram nenhuma variação.

A ferramenta possibilita o trabalho remoto do gestor e do seu time administrativo, caso isso seja necessário. Para garantir produtividade do time à distância, o sistema possibilita efetuar o controle das permissões e gestão de usuários, definição de horários de uso por grupo e o monitoramento das ações realizadas com identificações do usuário.

O momento em que vivemos naturalmente gera tensão. Por isso, um gestor precisa estar seguro e tranquilo. O trabalho remoto é um método novo em vários setores. É importante ter a clareza de que ele funciona e que não vai impactar a segurança nem o controle da sua administração.

Gostaria de saber mais sobre o Sistema Ease Controller.net pode fazer pelo seu negócio nesse momento de pandemia em que todo esforço para otimizar a operação é fundamental? Entre em contato com a gente.

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