Gestão Empresarial Estratégica: Conheça as Melhores Práticas

23/1/2018

23/1/2018

Escrito por Grupo Ease

Planejar é uma das palavras-chave que mais contribuem para o sucesso de uma empresa. No Brasil, muitos negócios acabam encerrando as suas operações, pois não estão preparados para lidar com as incertezas — como a crise pela qual o país ainda está passando. Para proteger a sua empresa de qualquer eventualidade, é preciso adotar uma gestão empresarial estratégica.

Nas próximas linhas deste post, nós vamos listar uma série de práticas que podem auxiliar você a implementar uma gestão estratégica em seu negócio e a lidar, de maneira mais efetiva, com as vulnerabilidades e oportunidades de sua empresa. Continue conosco e confira!

O que é gestão empresarial estratégica?

"Quem planeja está sempre pronto" — com esse pensamento em mente é fácil visualizar a importância de se manter uma gestão estratégica em sua empresa. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e, mesmo que não possamos estar totalmente preparados para todos eles, podemos criar estratégias para manter a melhor resposta.

Uma gestão estratégica é realizada por meio do levantamento, organização e análise dos dados da empresa e do mercado, utilizando suas forças de maneira otimizada e buscando corrigir suas fraquezas.

Por isso, é imprescindível possuir metas e objetivos em curto, médio e longo prazo, além de buscar construir estratégias para o cumprimento efetivo de cada um dos propósitos traçados. Pois é preciso não só ter essas metas e objetivos bem delineados, como seguir o planejamento a risca para buscar cumpri-los.Um erro comum entre os gestores é não visualizar o futuro, lidando apenas com problemas atuais — o que pode levar ao fim das operações da empresa diante de alguma eventualidade não prevista.

Como realizar uma gestão estratégica eficiente?

Implantar uma gestão empresarial estratégica em sua empresa pode não ser uma tarefa simples, em um primeiro momento. Por isso, é preciso estar disposto a mudar certos hábitos de administração, buscando adequar-se à estratégia traçada.

Pensando nisso, listamos algumas das melhores práticas de gestão estratégica para que você possa implantar em seu negócio. Acompanhe:

Crie um planejamento

O primeiro passo na busca pela implantação de uma gestão empresarial estratégica em seu negócio passa pela formulação de um planejamento. É preciso saber exatamente onde você se encontra hoje e em que lugar pretende chegar.

A construção de metas pode parecer algo simples em um primeiro momento, mas demanda um grande conhecimento do real potencial de sua empresa para que possam ser criados objetivos alcançáveis e realistas.

As metas devem ser revisadas periodicamente para verificar o andamento das atividades e a possibilidade (ou não) do cumprimento dos objetivos da empresa. Caso, por algum motivo, algum desses propósitos não possa ser cumprido, deve ser reavaliado.

Monitore seus Resultados

Outro ponto que demanda atenção do administrador é o monitoramento dos indicadores. Para verificar o cumprimento (ou não) das metas e objetivos traçados no planejamento estratégico, o gestor deve criar também uma série de métricas que serão monitoradas.É por meio desses indicadores que se pode verificar como está o andamento das atividades e processos do negócio com relação ao que foi planejado, podendo-se realizar alterações e correções para buscar atingir os objetivos planejados.

Controle as Finanças

Tão importante quanto o plano estratégico é o plano tático — visto que é o planejamento do orçamento da empresa em curto, médio e longo prazo, e faz parte das estratégias para atingir as metas e os objetivos traçados.

Ele deve ser pensado em orçamentos mensais, contendo as receitas e despesas do negócio, facilitando a visualização, em longo prazo, da rentabilidade e a possibilidade da realização de investimentos.

Desse modo, ao visualizar uma projeção financeira, fica mais simples verificar se as metas e objetivos traçados poderão ser alcançados, ou se precisarão de alterações e correções.

Avalie a Rentabilidade

Lucratividade e rentabilidade são dois conceitos parecidos, porém distintos. Boa parte dos gestores acaba se preocupando mais com o primeiro e, por conseguinte, deixam o segundo de lado — o que pode se tornar um problema.

Por mais que um produto ou serviço esteja sendo lucrativo, ele pode não ser rentável. A rentabilidade está associada ao retorno do investimento realizado para sua inserção no mercado, sendo a soma de todos os esforços para essa inserção — como campanha de marketing, custo de produção, mão de obra, entre outros.Um produto ou serviço que não seja rentável e continua sendo comercializado, por exemplo, pode causar sérios danos à saúde financeira da empresa.

Adote um Software para Gestão Empresarial (ERP)

Chegamos ao ponto mais importante para a gestão empresarial estratégica e que, muitas vezes, não tem seu potencial entendido por muitos gestores. O ERP, Enterprise Resource Planning, é um software de gestão de recursos empresariais, e por meio dele o administrador pode ter uma visão macro de sua empresa.

Esse tipo de sistema possibilita que toda a empresa trabalhe de forma integrada, além de permitir que o gestor realize um acompanhamento, em tempo real, de todos os seus indicadores e metas.Funciona como uma estação centralizadora de informações, facilitando o trabalho de coleta e análise de dados pelo administrador. Ademais, os benefícios de seu uso alcançam várias áreas do negócio! Veja:

- Gestão: Uma solução ERP entrega resultados mais precisos, permitindo ao gestor a tomada de decisões mais seguras e objetivas. Além disso, o software garante uma melhor integração entre as diversas áreas da empresa.- Fiscal: Ao implantar uma ferramenta de gestão, o administrador terá um maior controle sobre toda a documentação fiscal, como geração de RPS e lotes para a prefeitura, PIS, COFINS, IRPJ e CSLL.

- Contabilidade: Um sistema como esse também auxilia no controle contábil do negócio por meio de lançamentos automáticos, gerando relatórios precisos e atualizados, além de demonstrar quais são os saldos periódicos.- Operacional: Um software de ERP ainda conta com um bom controle operacional de sua empresa, facilitando gestão de contratos, público e atendimento, vendas e consumo, entre outras questões operacionais.

- Financeiro: Um dos destaques desse tipo de sistema é a facilidade com que o gestor pode realizar seu controle financeiro, visualizando, de forma simples, as receitas, despesas e seu fluxo de caixa.

- Obrigações Acessórias: Uma empresa pode contar com uma série de obrigações acessórias como SPED-Contábil, EFD-Contribuições e ECF.

Por isso, é interessante, na hora de escolher um sistema, buscar uma opção que possa auxiliar no cumprimento dessas obrigações. A gestão empresarial estratégica é a chave para manter a sua empresa competitiva no mercado e alcançar mais rentabilidade, entre outras metas.

Por isso, esperamos que você tenha entendido a importância de manter uma gestão planejada. Para auxiliar você na busca dos melhores resultados fornecemos o Ease Controller.net, um ERP de última geração que está preparado para auxiliar sua empresa a obter todos os benefícios de uma gestão empresarial estratégica. Confira o que ele pode fazer por você e para o seu negócio!

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS