Mix de lojas: o que é mais adequado para o seu Shopping?

10/7/2018

10/7/2018

Escrito por Grupo Ease

Compor um mix de lojas adequado para o público do seu Shopping Center é uma tarefa que exige planejamento, pois o conjunto ideal de parceiros pode ser diferente, dependendo de várias questões.Qual a melhor opção? O que trará mais público? Como isso deve ser feito? Para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, reunimos algumas dicas sobre o que levar em consideração na hora de escolher o mix de lojas perfeito para seu Shopping. Confira!

Traçar o perfil de seu consumidor

O primeiro ponto a ser observado é acerca do perfil de seu consumidor. Isso pode ser feito verificando onde o seu empreendimento está localizado e levantando o tipo do público dessa região.Com esses dados em mãos, você poderá criar um perfil geral e algumas segmentações iniciais. Mesmo que boa parte das lojas sejam voltadas para envolver o maior público possível —, é importante que você separe alguns espaços para lojas de nichos específicos.Dessa forma, você poderá atrair um público geral e também todas as suas segmentações, aumentando o fluxo de pessoas circulando pelo seu empreendimento.

Verificar a possível integração entre lojas

Algumas lojas trabalham bem em conjunto e podem atrair clientes umas para as outras. É claro que, quando você percebe uma oportunidade como essa, o ideal é colocar esses estabelecimentos em locais estratégicos, aproveitando-se dessa relação.Por exemplo: uma loja de roupas infantis ao lado de uma que comercializa brinquedos. Os pais levam a criança para comprar algumas peças de roupa e acabam passando em frente à loja de brinquedos, aumentando a chance de consumir mais alguma coisa.Caso você tenha uma vaga em seu espaço, estude bem o setor de atuação das lojas no entorno e converse com os lojistas para verificar qual a melhor opção para ocupar aquele lugar.

Considerar o fluxo de circulação no espaço

Todo Shopping Center possui alguns espaços nos quais a circulação de pessoas é menor, seja porque são cantos mais afastados ou pela falta de interesse do público em se deslocar até esses pontos. O seu empreendimento também deve ter algumas áreas de sombra como essas, não é?A ideia, aqui, é selecionar lojas com poder de atração para serem inseridas nesses espaços de menor circulação. Isso acaba atraindo clientes — que se deslocam até essa loja e acabam passando em frente a todas que estão no caminho — e fomentando as vendas de todos os lojistas.

Contratar uma consultoria especializada

Mesmo que você tenha anos de experiência à frente de um Shopping Center, montar um mix de lojas que possa trazer valor tanto para os lojistas quanto para os clientes exige muito conhecimento do mercado e das tendências.Por conta disso, a melhor opção é contratar uma empresa especializada em comercialização de espaços. Essa consultoria pode analisar todas as necessidades de seu empreendimento e apresentar a melhor solução, oferecendo não apenas o estudo do Mix, mas também definição da localização e dimensões de cada operação, definição do layout das áreas de vendas, circulação e apoio, estudo de viabilidade econômico-financeira e muito mais. Isso permite que você, gestor, possa focar totalmente na gestão do Shopping Center.Para completar seu conhecimento sobre o assunto, que tal ler este post e entender como manter um bom relacionamento com os lojistas? Vamos lá!

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS