As 3 tendências para o NOVO Shopping Center

9/6/2020

9/6/2020

Escrito por Grupo Ease

Se você é gestor de Shopping Center ou lojista sabe que os desafios nesse momento são muitos. O segmento de Shopping Centers foi amplamente impactado pelo isolamento social, com lojas fechadas durante semanas, como mostra pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Center (Alshop). Quem faz a gestão do negócio precisa agora entender as novas demandas do mercado e adaptar o empreendimento ao cenário atual. Com o propósito de ajudar você nessa jornada, preparamos esse artigo com 3 tendências para o que chamamos de Novo Shopping Center.Certamente, os novos rumos do segmento de Shopping têm relação direta com uso de tecnologia, atenção ao propósito, olhar atento ao consumidor e conectividade. Os empreendedores precisarão de resiliência para enfrentar essa retomada. Além disso, as empresas com capacidade de enxergar oportunidades e criar alternativas terão mais chances de superar as dificuldades dos próximos meses. Nesse momento de reabertura de Shoppings, é imprescindível que o gestor foque o olhar em dois eixos: o lojista e o cliente.

A retomada focada no lojista

Com exceção das grandes redes varejistas, que já têm uma estrutura robusta e possuem mais fôlego, os médios e pequenos lojistas precisam de apoio e o Shopping pode surgir como um parceiro importante. Pensando dessa forma, é importante manter posições coerentes para garantir a sustentabilidade do negócio como um todo. A fim de auxiliá-lo, elencamos aqui algumas ações práticas que você pode adotar de imediato nessa retomada:

  1. Tornar os canais de comunicação mais ágeis;
  2. Colocar à disposição dos lojistas profissionais experientes do Shopping;
  3. Ativar a troca de conhecimento;
  4. Apoiar o varejista a vender o estoque acumulado com promoções.

A volta com o foco no cliente

De maneira idêntica, é preciso um olhar para o consumidor. A primeira preocupação neste sentido deve ser quanto aos protocolos de reabertura com foco na higienização e limpeza. Em seguida, é um bom exercício imaginar o que o Shopping pode entregar ao cliente depois de tanto tempo de isolamento, como por exemplo:

  1. Aprimorar a experiência de compra ao longo de toda jornada visando o consumidor;
  2. Oferecer ambiente agradável, que traga sensação de conforto e segurança;
  3. Criar alternativas para que o cliente continue fazendo compras on-line sem perder o vínculo com a loja física.

Chegamos ao momento de falar das 3 tendências do Novo Shopping Center. Elas tratam do varejo omnichannel, da compra aliada à experiência e da oferta de serviços com foco em públicos específicos.

Omnichannel, um caminho só de ida

Com toda certeza, o tempo em casa permitiu que as pessoas ganhassem um traquejo com as compras on-line. Com lojas fechadas, os consumidores compraram computadores, máquinas de fazer pão, equipamentos de ginástica, alimentos, tudo por canais virtuais, e receberam em casa. Ter um canal on-line passou agora a ser essencial. É aí que entra o varejo omnichannel.Esta estratégia de venda integra todos os canais, tendo o objetivo de melhorar a experiência de compra do consumidor. Dessa forma, o virtual e o físico não são concorrentes, mas integrados em um único sistema. Essa unificação não se fará da noite para o dia, mas é um caminho a ser trilhado como alternativa viável para todos no negócio.

Compra aliada à experiência do consumidor

Um Shopping que ofereça compras, diversão, gastronomia, comportamento e tendências, de forma inovadora e segura. Isso não chega a ser nenhuma novidade. Mas dê uma olhada no The Hood. Ele foi batizado como primeiro “anticentro comercial” de Portugal. É só entrar no site para perceber as novidades que esse espaço quer trazer ao consumidor. Eles escolheram um nicho bem definido e criaram tudo do zero.Bem, você pode estar pensando: esse modelo não se enquadra ao meu público ou ainda não tenho espaço físico nem orçamento suficiente para oferecer algo assim. Então, vamos nos ater ao conceito. Como é possível proporcionar uma experiência inovadora sem grandes investimentos?O Marketing de Experiência tem a resposta para essa questão. Primeiramente vale ressaltar que, o objetivo dessa estratégia é utilizar emoção e sensações para atrair, engajar e fidelizar o cliente. Em última análise, as ações irão transformar clientes em fãs da sua marca.Não precisa ser um grande evento. Isso pode acontecer em ações pontuais que criem uma relação emocional entre o consumidor e a marca. Além de aroma específico ou uma trilha sonora que faça o cliente lembrar de uma marca, é possível utilizar outros recursos. Já imaginou usar um óculos de realidade virtual para levar o consumidor ao local onde o produto é confeccionado? Mostrar as pessoas que estão por trás do produto que ele se identifica e tanto ama? Em tempos de interações digitais, lives, eventos on-line, entregas drive-thru permanecem como alternativas.

Quanto mais utilidade, melhor

Um dos principais desafios dos gestores de Shopping Center é reduzir a vacância do empreendimento. Isso, porque espaços desocupados representam menos receita. Aproveitando a onda do trabalho fora do escritório, vale pensar na possibilidade de criar espaços coletivos de trabalho dentro do Shopping, os chamados coworking. O modelo de negócio baseado no compartilhamento de espaços e recursos reunindo pessoas que não necessariamente trabalham juntas vem crescendo no Brasil, de acordo com o Censo Coworking Brasil 2019. A estratégia de espaços de coworking no Shopping entra no roll de serviços. Quanto mais utilidade o Shopping oferecer, mais relevância terá na vida das pessoas.

O sistema de gestão alinhado ao Novo Shopping Center

Os desafios dos gestores de Shopping Center serão muitos daqui pra frente. Não apenas questões estruturais, como segurança sanitária, vacância do empreendimento e inadimplência e também demandas administrativas; como também com assuntos administrativos como o acesso das informações por parte dos colaboradores, gestão de turnos, preocupação com a infraestrutura do sistema.A tecnologia, mais do que nunca, é uma parceira para implantação de novos conceitos, como as 3 tendências para o NOVO Shopping Center que elencamos acima. Estruturalmente, ERPs voltados para Shopping Center, como o Ease Controller. net, ajudam você a:

  1. controlar de inadimplência acumulada;
  2. mapear do empreendimento;
  3. planejar orçamentário para realocação de verba;
  4. conceder de descontos.

Já no que se refere a questõesadministrativas, as vantagens abrangem segurança, integração e flexibilidade. Vale ressaltar que o Ease Controller. net foi concebido com as características de trabalho remoto e protocolos que priorizam a segurança. A ferramenta possui um módulo completo de gerenciamento de sistema que permite ao gestor:

  1. adicionar e gerenciar licenças;
  2. acompanhar todos acessos aos módulos e as ações tomadas;
  3. monitorar a produtividade da equipe remotamente.

As mudanças já chegaram

Em conclusão, é impressionante analisar como as semanas de isolamento social transformaram o mundo, alteraram rotinas e comportamentos. Essas mudanças já chegaram ao varejo e a atualização constante é o caminho para não perder o passo.O Grupo Ease ouviu especialistas, estudou cenários e criou um eBbook Especial com as 7 tendências para o Novo Shopping Center. Nele, você terá mais detalhes sobre as tendências descritas acima e encontrará outras que irão ajudá-lo no desenvolvimento sustentável do seu empreendimento, além de encantar o consumidor.Você está preparado para essa retomada?Baixe o eBook e entenda mais sobre esse novo cenário que se desenha.  Esperamos que tenha gostado do artigo. Se quiser saber mais sobre o nosso ERP acesse aqui. Em breve um dos nossos consultores estará em contato com você.

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