As 3 tendências para o NOVO Shopping Center

9/6/2020

9/6/2020

Escrito por Grupo Ease

Se você é gestor de Shopping Center ou lojista sabe que os desafios nesse momento são muitos. O segmento de Shopping Centers foi amplamente impactado pelo isolamento social, com lojas fechadas durante semanas, como mostra pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Center (Alshop). Quem faz a gestão do negócio precisa agora entender as novas demandas do mercado e adaptar o empreendimento ao cenário atual. Com o propósito de ajudar você nessa jornada, preparamos esse artigo com 3 tendências para o que chamamos de Novo Shopping Center.Certamente, os novos rumos do segmento de Shopping têm relação direta com uso de tecnologia, atenção ao propósito, olhar atento ao consumidor e conectividade. Os empreendedores precisarão de resiliência para enfrentar essa retomada. Além disso, as empresas com capacidade de enxergar oportunidades e criar alternativas terão mais chances de superar as dificuldades dos próximos meses. Nesse momento de reabertura de Shoppings, é imprescindível que o gestor foque o olhar em dois eixos: o lojista e o cliente.

A retomada focada no lojista

Com exceção das grandes redes varejistas, que já têm uma estrutura robusta e possuem mais fôlego, os médios e pequenos lojistas precisam de apoio e o Shopping pode surgir como um parceiro importante. Pensando dessa forma, é importante manter posições coerentes para garantir a sustentabilidade do negócio como um todo. A fim de auxiliá-lo, elencamos aqui algumas ações práticas que você pode adotar de imediato nessa retomada:

  1. Tornar os canais de comunicação mais ágeis;
  2. Colocar à disposição dos lojistas profissionais experientes do Shopping;
  3. Ativar a troca de conhecimento;
  4. Apoiar o varejista a vender o estoque acumulado com promoções.

A volta com o foco no cliente

De maneira idêntica, é preciso um olhar para o consumidor. A primeira preocupação neste sentido deve ser quanto aos protocolos de reabertura com foco na higienização e limpeza. Em seguida, é um bom exercício imaginar o que o Shopping pode entregar ao cliente depois de tanto tempo de isolamento, como por exemplo:

  1. Aprimorar a experiência de compra ao longo de toda jornada visando o consumidor;
  2. Oferecer ambiente agradável, que traga sensação de conforto e segurança;
  3. Criar alternativas para que o cliente continue fazendo compras on-line sem perder o vínculo com a loja física.

Chegamos ao momento de falar das 3 tendências do Novo Shopping Center. Elas tratam do varejo omnichannel, da compra aliada à experiência e da oferta de serviços com foco em públicos específicos.

Omnichannel, um caminho só de ida

Com toda certeza, o tempo em casa permitiu que as pessoas ganhassem um traquejo com as compras on-line. Com lojas fechadas, os consumidores compraram computadores, máquinas de fazer pão, equipamentos de ginástica, alimentos, tudo por canais virtuais, e receberam em casa. Ter um canal on-line passou agora a ser essencial. É aí que entra o varejo omnichannel.Esta estratégia de venda integra todos os canais, tendo o objetivo de melhorar a experiência de compra do consumidor. Dessa forma, o virtual e o físico não são concorrentes, mas integrados em um único sistema. Essa unificação não se fará da noite para o dia, mas é um caminho a ser trilhado como alternativa viável para todos no negócio.

Compra aliada à experiência do consumidor

Um Shopping que ofereça compras, diversão, gastronomia, comportamento e tendências, de forma inovadora e segura. Isso não chega a ser nenhuma novidade. Mas dê uma olhada no The Hood. Ele foi batizado como primeiro “anticentro comercial” de Portugal. É só entrar no site para perceber as novidades que esse espaço quer trazer ao consumidor. Eles escolheram um nicho bem definido e criaram tudo do zero.Bem, você pode estar pensando: esse modelo não se enquadra ao meu público ou ainda não tenho espaço físico nem orçamento suficiente para oferecer algo assim. Então, vamos nos ater ao conceito. Como é possível proporcionar uma experiência inovadora sem grandes investimentos?O Marketing de Experiência tem a resposta para essa questão. Primeiramente vale ressaltar que, o objetivo dessa estratégia é utilizar emoção e sensações para atrair, engajar e fidelizar o cliente. Em última análise, as ações irão transformar clientes em fãs da sua marca.Não precisa ser um grande evento. Isso pode acontecer em ações pontuais que criem uma relação emocional entre o consumidor e a marca. Além de aroma específico ou uma trilha sonora que faça o cliente lembrar de uma marca, é possível utilizar outros recursos. Já imaginou usar um óculos de realidade virtual para levar o consumidor ao local onde o produto é confeccionado? Mostrar as pessoas que estão por trás do produto que ele se identifica e tanto ama? Em tempos de interações digitais, lives, eventos on-line, entregas drive-thru permanecem como alternativas.

Quanto mais utilidade, melhor

Um dos principais desafios dos gestores de Shopping Center é reduzir a vacância do empreendimento. Isso, porque espaços desocupados representam menos receita. Aproveitando a onda do trabalho fora do escritório, vale pensar na possibilidade de criar espaços coletivos de trabalho dentro do Shopping, os chamados coworking. O modelo de negócio baseado no compartilhamento de espaços e recursos reunindo pessoas que não necessariamente trabalham juntas vem crescendo no Brasil, de acordo com o Censo Coworking Brasil 2019. A estratégia de espaços de coworking no Shopping entra no roll de serviços. Quanto mais utilidade o Shopping oferecer, mais relevância terá na vida das pessoas.

O sistema de gestão alinhado ao Novo Shopping Center

Os desafios dos gestores de Shopping Center serão muitos daqui pra frente. Não apenas questões estruturais, como segurança sanitária, vacância do empreendimento e inadimplência e também demandas administrativas; como também com assuntos administrativos como o acesso das informações por parte dos colaboradores, gestão de turnos, preocupação com a infraestrutura do sistema.A tecnologia, mais do que nunca, é uma parceira para implantação de novos conceitos, como as 3 tendências para o NOVO Shopping Center que elencamos acima. Estruturalmente, ERPs voltados para Shopping Center, como o Ease Controller. net, ajudam você a:

  1. controlar de inadimplência acumulada;
  2. mapear do empreendimento;
  3. planejar orçamentário para realocação de verba;
  4. conceder de descontos.

Já no que se refere a questõesadministrativas, as vantagens abrangem segurança, integração e flexibilidade. Vale ressaltar que o Ease Controller. net foi concebido com as características de trabalho remoto e protocolos que priorizam a segurança. A ferramenta possui um módulo completo de gerenciamento de sistema que permite ao gestor:

  1. adicionar e gerenciar licenças;
  2. acompanhar todos acessos aos módulos e as ações tomadas;
  3. monitorar a produtividade da equipe remotamente.

As mudanças já chegaram

Em conclusão, é impressionante analisar como as semanas de isolamento social transformaram o mundo, alteraram rotinas e comportamentos. Essas mudanças já chegaram ao varejo e a atualização constante é o caminho para não perder o passo.O Grupo Ease ouviu especialistas, estudou cenários e criou um eBbook Especial com as 7 tendências para o Novo Shopping Center. Nele, você terá mais detalhes sobre as tendências descritas acima e encontrará outras que irão ajudá-lo no desenvolvimento sustentável do seu empreendimento, além de encantar o consumidor.Você está preparado para essa retomada?Baixe o eBook e entenda mais sobre esse novo cenário que se desenha.  Esperamos que tenha gostado do artigo. Se quiser saber mais sobre o nosso ERP acesse aqui. Em breve um dos nossos consultores estará em contato com você.

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS