Como reduzir os custos do Shopping por meio da manutenção

14/5/2020

14/5/2020

Escrito por Grupo Ease

As manutenções rotineiras são fundamentais para manter o Shopping Center operando com segurança. Mas essa não é a única vantagem. A manutenção também impacta na gestão do seu negócio. Você já pensou como uma rotina estruturada de reparos pode reduzir os custos do Shopping Center?Vamos fazer um paralelo aqui. Você é uma pessoa muito cuidadosa com as manutenções do seu carro. Mas, por uma distração, deixou de lado a visita periódica ao mecânico. O resultado foi uma pane no motor. Que dor de cabeça! Carro parado na oficina quando você mais precisava. Agora traga esse cenário para dentro do seu negócio. Imagine se, por falta de manutenção periódica, tivesse ocorrido uma pane com os elevadores exatamente no horário de almoço?

Então vamos lá, por onde começar?

Manutenção é uma forma de redução de despesas sem perder a qualidade dos serviços oferecidos. Se funciona para o seu carro, vale também para a sua empresa.O olhar de um gestor precisa estar voltado para dois aspectos. Primeiro, arrecadar mais e gastar melhor. Veja, não se trata de gastar menos e sim gastar melhor. Numa visão mais imediatista, manutenção traz despesas. Mas é fácil perceber que não se trata de custo, mas de investimento. Com um programa de manutenção estruturado, é certo que seu Shopping não precisará ficar “parado na oficina para a troca do motor”.Não é difícil colocar essa roda para girar. É preciso implementar rotinas de manutenção, sejam elas preventivas, preditivas ou corretivas. Quando bem coordenadas, elas diminuem de forma expressiva os custos em geral. O que todo gestor busca ao colocar em prática rotinas periódicas de inspeções, trocas de peças, componentes e outros serviços é evitar o mal maior.

Como definir uma estratégia de manutenção para Shopping Center

Agora que já vimos como a manutenção ajuda na redução de custos de um Shopping, vamos entender quais são os tipos de manutenção e para que cada uma serve. Primeiramente vamos tratar das manutenções preventivas. Elas são sempre planejadas e feitas periodicamente. Em seguida, as preditivas que levam em consideração as condições reais de funcionamento de equipamentos, não são pautadas necessariamente em cronogramas. As equipes analisam dados de eficiência e agem quando esses indicadores começam a variar. E por fim, a manutenção corretiva que ocorre quando algo quebra, para de funcionar repentinamente. Ela gera dor de cabeça, altos custos para a empresa e pode afetar até o lucro do mês. A manutenção corretiva dever ser encarada como uma exceção e não uma regra no seu negócio.Entendido isso, criamos uma jornada para ajudar você a estruturar um programa de manutenção do seu Shopping Center:- Faça um inventário de todos os equipamentos disponíveis no shopping, elencando os de maior uso e com prioridade nas inspeções;- Crie um levantamento dos problemas e estatísticas, observando padrões de ocorrências mais comuns entre os equipamentos e que conduzem a defeitos a longo prazo;- Conscientize sua equipe sobre a importância de informar sempre quando detectarem anormalidades nos equipamentos;- Faça um planejamento baseado nas informações levantadas;- Analise quais são as peças e materiais necessários aos serviços que serão realizados durante determinado período;- Faça um checklist das atividades a serem desenvolvidas. Assim, é garantido que todos os procedimentos a serem contemplados sejam efetivamente realizados;- Repita esse procedimento e o transforme em rotina no seu empreendimento.

As quatro áreas fundamentais da manutenção de um Shopping

Os Shopping Centers contam com quatro grandes núcleos que demandam manutenção constante: elétrico, limpeza, ar condicionado e combate a incêndio. Para conseguir reduzir custos gerais de administração é fundamental que a equipe esteja capacitada para antecipar os problemas. Para isso, o uso da tecnologia e análise de dados de desempenho dos equipamentos são fundamentais. Então, agora, vamos olhar um a um esses quatro grupos:

Elétrico

Na rede elétrica, as equipes de manutenção devem fazer a leitura da termografia dos quadros da subestação e dos pavimentos do Shopping a cada seis meses.Vale também implementar rotinas anuais de manutenção preventiva dos disjuntores junto à verificação dos componentes da subestação. Além disso, também é indicado fazer a leitura diária das áreas comuns de lojas e Chillers.

Limpeza

Junto às rotinas de limpeza em áreas comuns como banheiros, elevadores e fraldários, devem ser elaborados relatórios informativos. Neles, devem constar os horários em que os serviços foram feitos e eventuais danos que objetos fixos e móveis tenham sofrido.É importante identificar se a limpeza que vinha sendo realizada antes da pandemia é suficiente para dar segurança aos frequentadores do Shopping agora. Caso contrário, é fundamental uma revisão nos processos e a implementação de novas rotinas mais seguras.

Ar condicionado

Em geral, o conjunto de ar condicionado de Shopping utiliza sistemas de água gelada, no qual dispositivos conhecidos como Chillers fazem a refrigeração. Nesse sistema, a água que sai é bombeada por outro sistema em direção ao Mall e às lojas.A manutenção preventiva pode ser realizada seguindo orientação de equipes especializadas nesse serviço.

Combate a incêndio

Já nos sistemas de combate a incêndio, a manutenção engloba os sistemas de hidrantes, alarmes e detectores, sprinklers, cortinas d’água, entre outros e deve ser feita para antecipar falhas na detecção de fogo.Esse sistema deve estar presente em toda a extensão do Mall, lojas e áreas internas e ligado a uma central de monitoramento 24 horas.A manutenção deverá realizar testes nas bombas de incêndio, assim como os alarmes, sempre em horários programados e, claro, quando o público não estiver presente.

3 vantagens em implementar rotinas de manutenção em um Shopping Center

Agora que já entendemos como estruturar as rotinas de manutenção e quais as áreas mais sensíveis e que demandam atenção máxima nesse aspecto dentro de um Shopping Center, vamos entender onde o seu negócio ganha com um olhar focado em manutenção.

Aumenta a capacidade de prever riscos

As rotinas de manutenção preditiva servem, basicamente, como instrumentos de controle para antecipar as possíveis falhas. A partir dos dados coletados, suas equipes de manutenção serão capazes de dizer se um equipamento está funcionando normalmente ou não. Dessa forma, podem prever riscos de falha e agir antes que elas venham a acontecer.

Aumenta a vida útil dos equipamentos

Você se lembra da analogia ao motor do carro, no início desse texto? Se a manutenção tivesse sido feita, o motor não teria ido para o espaço. Máquinas e equipamentos que operam de forma ininterrupta ou por períodos prolongados, como escadas rolantes, sistemas de refrigeração, por exemplo, cedo ou tarde, vão acusar o desgaste de peças e componentes. A preventiva poupa custos na compra de novos.

Aumenta o controle

Quando se adota uma política de manutenção que combina a preventiva, preditiva e corretiva programada, ou seja, manutenção com data e hora programadas, você e sua equipe tomam controle da situação antes que venham a ocorrer danos maiores.Para que as rotinas de manutenção tenham sucesso, é importante investir ainda em treinamento e qualificação do seu time e buscar equipes especializadas sempre que for necessário. Esperamos que esse texto seja útil para ajudar você no dia a dia do seu negócio. Isso porque, quanto mais o assunto manutenção passar despercebido por parte do cliente, melhor está sendo feito o seu trabalho.Como já falamos anteriormente, a tecnologia é uma ferramenta potente para munir seu time de informações e permitir que você e sua equipe tomem as melhores decisões. Caso precise integrar os setores da administração do seu Shopping Center, utilizando sistemas ERP, lembre-se que estamos por aqui, ao seu lado.

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