Fluxo de Caixa: um aliado na gestão do seu Shopping Center

5/5/2020

5/5/2020

Escrito por Grupo Ease

Você administra uma empresa, conhece a importância do Fluxo de Caixa, mas ainda não consegue utilizá-lo como um aliado na gestão do seu Shopping Center?Não se preocupe!Você não está sozinho.Não raro, grandes empresas, como Shoppings Centers e Redes de Supermercados, trabalham com planilhas e fluxos de caixa feitos manualmente. Nesse sentido, a pergunta que vale a pena ser feita é: como essa forma de gestão de caixa impacta na eficiência do negócio. Mesmo para gestores mais familiarizados com essa prática, é muito importante entender o que é Fluxo de Caixa e como ele pode ajudar no controle e na organização de seus negócios.Nesse artigo, nossa intenção inicialmente é descomplicar o uso do Fluxo de Caixa e, em segundo lugar, apresentá-lo como o grande aliado na gestão dos recursos financeiros. Você vai perceber que é bem mais simples do que parece.

7 vantagens de um Fluxo de Caixa Estruturado para a sua gestão

Listamos aqui as vantagens que um fluxo de caixa bem estruturado pode trazer a você:

  • Avaliar se o recebimento será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos;
  • Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.
  • Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;
  • Planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;
  • Ter subsídios para ajustar preços para cima ou para baixo;
  • Avaliar a capacidade da empresa em gerar recursos para suprir o aumento das necessidades de capital de giro.
  • Idealizar projetos de expansão e investimento na empresa.

São muitas as vantagens, não é? Agora sim, como você pode usar essa ferramenta a seu favor.

O que é o Fluxo de Caixa

Então vamos agora entender o conceito. Fluxo de Caixa é toda a movimentação financeira de uma empresa em um determinado período de tempo. Todas as receitas e despesas. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e liquidez da empresa.Às vezes, empresas lucrativas acabam tendo problemas de caixa. Isso quer dizer, a empresa fatura mais do que gasta, mas, em determinadas datas, não tem recursos para quitar os compromissos. Por que isso acontece? Nesse caso, o gestor não tem uma visão clara do entra e do que sai.Vamos a um exemplo. Uma empresa concentra a maior parte dos pagamentos no dia 05 de cada mês, enquanto as entradas se diluem principalmente nos dias 10 e 20. Se não houver uma análise regular e criteriosa, há possibilidade real da empresa estar sem caixa para pagar o que deve no início de cada mês. Uma verificação diária, mensal, e também anual do Fluxo de Caixa oferece instrumentos de análise para seus negócios, além de garantir informações sobre a saúde financeira da empresa.Além disso, esse instrumento também é importante para que o administrador defina ações de estratégia comercial para o seu negócio. Por exemplo, com a análise do fluxo de caixa, o gestor consegue identificar um rombo no seu caixa e criar uma força de venda pontual para recuperar essa receita.Outra análise possível, sem dúvida, é a que permite entender qual é o mínimo de recursos que precisa ficar na empresa para tocar o dia a dia. O excesso pode ser dirigido a uma aplicação e se transformar em receita financeira. Essa ferramenta nos permite identificar para qual direção estamos indo e, com isso, tomar decisões financeiras mais assertivas em relação ao futuro.

O Fluxo de Caixa certo para o seu Shopping

Cada empresa tem necessidades específicas e exige uma modelagem de Fluxo de Caixa diferente. Só para exemplificar, no segmento de Shopping Center são três os fluxos padrões: de Condomínio, o Fluxo do Empreendimento e Fluxo de Caixa do Fundo de Promoções.- Fluxo de Caixa de Condomínio: Refere-se a todas as contas comuns de um Shopping Center que serão rateadas entre todos os lojistas. Aqui entram, por exemplo, despesas com limpeza e segurança.- Fluxo de Caixa do Empreendimento: Constam as receitas com os aluguéis, despesas das lojas que estão vagas, custos com auditorias internas, contas que estão no Departamento Jurídico, entre outras.- Fluxo de Caixa de Fundo de Promoção: Recursos destinados a campanhas de marketing e eventos. Esse fluxo é administrado pela Associação dos Lojistas. As receitas e despesas devem assegurar a propaganda eficaz para atrair clientes ao empreendimento.Mas pode ser que, além desses três, você precise ter um fluxo de caixa extra com a finalidade de controlar uma ação pontual que você criou no seu estabelecimento. Imagine se você está tendo uma obra no Shopping e necessita de um controle à parte. Alguns ERP, como é o caso do Ease Controller. net, permitem a criação de múltiplos padrões de fluxos de caixa. Isso significa que você poderá vincular todas as entradas e os pagamentos de fornecedores a este fundo de caixa temporário, sem impactar a sua rotina de acompanhamento dos outros fluxos.

Fluxo de Caixa Automatizado vs Manual

Caso sua empresa seja de pequeno porte, com poucos lançamentos de entradas e saídas, um controle manual pode ser uma solução. Mas, quando se pensa em segurança e eficácia na operação, vale a pena conhecer uma ferramenta mais potente e entender o que ela pode fazer pelo seu negócio.No módulo CP - Contas a Pagar do Ease Controller. net, todas as despesas lançadas no sistema, são vinculadas a um Fluxo de Caixa (Condomínio, Empreendimento, Fundo de Promoção e outros que pode ser criados). O mesmo ocorre com as receitas. O ERP busca automaticamente toda a movimentação financeira, identifica a que fluxo pertence e encaminha para a central de fluxo correta.O sistema é alimentado automaticamente, evitando erros ou retrabalho. A plataforma também possui travas que impedem que uma receita seja inserida no sistema sem vinculação com um Fluxo. Isso evita que uma distração coloque em risco a confiabilidade dos dados. As telas apresentam todos os padrões criados, permitindo gerenciar dos Fluxos de Caixas de modo eficiente e centralizado, ideal para analisar todo panorama financeiro com dados do Fluxo Mensal e Diário separadamente.

Quando é hora para automatizar meu Fluxo de Caixa?

Para um bom controle de fluxo de caixa, é necessário garantir registros detalhados de ganhos e gastos, com disciplina e sem erros. Todas as receitas e despesas, por menores que sejam, precisam ser registradas. Imagino o que você pensou. Isso dá muito trabalho. Realmente dá...E, se você está com essa dúvida se esta é a hora de buscar uma ferramenta automatizada, criamos um breve diagnóstico. Vamos lá, responda mentalmente as perguntas abaixo:- Você e sua equipe gastam para mais 30 minutos por dia para alimentar as planilhas de entradas e saídas?- Mesmo depois desse trabalho exaustivo, você encontra erros nos lançamentos?- Você suspeita, ou tem certeza, de já ter tomado decisões erradas por falta de uma visão consistente do seu fluxo de caixa?Se você respondeu SIM para alguma das respostas acima, esse é um bom momento para reavaliar a forma de gerir departamento financeiro. Vale lembrar que o sucesso das finanças está na análise dos dados. Não adianta uma montanha de dados, complexos se você não conseguir analisar o que está fazendo.

Os ganhos de gestão com a integração à sua Contabilidade

Um Fluxo de Caixa automatizado permite a você dar adeus às planilhas alimentadas manualmente, ter mais agilidade no trabalho e mais assertividade na análise, mas não só. Alguns sistemas permitem integrar o seu financeiro ao seu contábil. É o caso o Ease Controller. net, do Grupo Ease. Dessa forma, a contabilidade da empresa fica disponível automaticamente. O trabalho do contador é otimizado, o que ele precisa fazer é a conferência dos dados. Imagina só o tempo de trabalho economizado.Talvez você já tenha ouvido falar nisso, mas vale a pena reformar. Há uma regra infalível nos negócios: mais importante do que economizar é gastar bem o dinheiro. Um investimento em automação pode ser encarado como ativo na sua empresa.Sabemos da importância de uma boa gestão financeira e, por isso, buscamos explicar o conceito de fluxo de caixa da forma mais simples possível para ajudar você no dia a dia do negócio. Nosso objetivo é facilitar a administração e mostrar que cuidar dos números é menos complicado do que se imagina.Para orientar você, com dicas práticas para aplicar na rotina diária, agende uma apresentação com nossos consultores de negócio, assim conseguiremos demonstrar a importância do fluxo de caixa e a facilidade de usar esse instrumento no Sistema Ease Controller. net. Acompanhar esse indicador vai influenciar diversos pontos na administração. Entre em contato conosco.

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS