Quais as franquias de entretenimento mais utilizadas nos shoppings?

26/9/2019

26/9/2019

Escrito por Grupo Ease

As franquias de entretenimento funcionam, de certa forma, como as lojas âncora em Shopping Centers. Se bem selecionadas, elas ajudam tanto na atração quanto na fidelização de clientes, o que resulta em aumento nas vendas e no ticket médio.Sendo assim, a proposta desse tipo de atração é servir como um plus para centros comerciais. Elas justificariam a presença de público que não tem, em um primeiro momento, a intenção de comprar. Além disso, há de se convir que um Shopping que não oferece diversão e arte será sempre incompleto, não acha?Por isso, destacamos neste artigo as principais modalidades de franquia para você explorar em seu negócio e, dessa forma, aumentar a sua fatia de mercado. Tenha uma leitura produtiva e agradável!

Finais de semanas temáticos

Datas comemorativas, aniversários ou mesmo uma atração de renome são motivos mais que suficientes para organizar finais de semana temáticos. A escolha do período não é por acaso, afinal, é entre sexta e domingo que o movimento cresce, já que as pessoas têm mais tempo livre.Imagine, por exemplo, um final de semana dedicado a explorar o tema dinossauros. Nesse caso, é possível atrair a presença do público infantil que, claro, virá acompanhado dos pais. Essa seria uma ótima oportunidade para criar ações que estimulem o consumo de itens como brinquedos, roupas, acessórios e até produtos de higiene e limpeza. Isso pode ser feito concedendo descontos para quem comprar produtos nessa linha ou mesmo em ingressos, caso você decida abrir uma exposição ou mesmo um parque de diversões.E já que falamos dos dinossauros, veja um bom exemplo de evento com esse tema promovido por um Shopping em Sorocaba, estado de São Paulo.

Feiras

Uma espécie de vertente dos finais de semana temáticos são as feiras/eventos nos quais podem ser realizadas exposições de produtos dos mais variados tipos. Um bom exemplo são as feiras de livros, nas quais exemplares podem ser vendidos com descontos em relação às livrarias “normais”.A propósito, é possível segmentar as feiras de livros, ajudando ainda mais a atrair o público certo. Seria o caso de feiras dedicadas exclusivamente a livros infantis, femininos, ciências ou o que mais representar a possibilidade de captar público de forma estratégica.Existe ainda uma infinidade de modalidades de feiras que você pode promover em seu Shopping com o objetivo de movimentar ainda mais o interesse das pessoas. Um bom exemplo, nesse aspecto, são as feiras de foodtruck, que podem ser organizadas em estacionamentos.Nesse caso, tenha o cuidado de deslocar lojas que vendam alimentos dessa linha nas praças de alimentação para a feira. Afinal, a ideia aqui não é abrir concorrência com seus próprios lojistas, certo?

Parques de diversões

Outro tipo de atração para aproveitar o espaço em estacionamentos são os parques de diversão. A vantagem é que, ao contrário dos finais de semana temáticos e feiras para nichos específicos, os parques são eficazes para atrair públicos bem mais amplos.Embora o apelo junto às crianças seja sempre maior, é certo que jovens e adultos de todas as idades também são frequentadores. Muitos deles, aliás, comparecem em família, o que é sempre positivo em termos de negócio porque facilita ações promocionais vinculadas.Nesse aspecto, uma medida que gera bons resultados é conceder entradas para o parque mediante um certo valor em compras no Shopping. O oposto também pode ser feito, ou seja, a compra de uma certa quantidade de entradas para o parque dá direito a descontos em lojas conveniadas.

Piscinas de bolinhas

Por mais que as franquias de entretenimento em Shopping Centers usem de alta tecnologia, como as de jogos eletrônicos, nada substitui a consagrada piscina de bolinhas. Essa atração, na verdade, apresenta outras vantagens além de servir como gancho para atrair público.Uma delas é servir como um “desafogo” para pais que precisem deixar seus filhos em um local seguro e confiável para se dedicar a compras ou outras atividades. Seria o caso, por exemplo, de uma mãe que precisa ir ao cabeleireiro mas não tem com quem deixar os filhos.Por isso, vale investir não apenas em uma piscina grande e bem equipada, como também em túneis, passarelas e tirolesas. Essa é uma atração que pede também uma equipe de monitores bem treinada e com experiência em lidar com crianças.

Shows

Não são poucos os Shopping Centers que têm anexas casas de espetáculos. Elas são uma ótima fonte de receitas porque atraem público até mesmo em dias de pouco movimento.Contudo, mesmo se o seu estabelecimento não contar com uma casa assim, o estacionamento sempre pode abrigar shows. Desde que passe pelas devidas adaptações e seja autorizado pelos órgãos competentes para essa finalidade, é válido aproveitar esse grande espaço para capitalizar.Além dos shows de bandas de música e cantores, pense também na possibilidade de promover stand-ups, que podem ser de comédia ou não. O mais importante é selecionar artistas com os quais o público que frequenta seu Shopping tenha afinidade. Para isso, vale recorrer previamente a uma pesquisa de mercado para garantir uma boa bilheteria.

Jogos eletrônicos

O boom dos jogos eletrônicos é comprovado pela última pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Depois dos “intocáveis” segmentos de Alimentação e Casa e Construção, o segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos foi o que mais cresceu no primeiro trimestre de 2019, registrando receitas superiores a R$ 1,3 bilhão.Portanto, essa é uma modalidade de franquia indispensável em termos de entretenimento, já que está em alta e também se destina a um público bastante amplo e heterogêneo.

Lançamentos de produtos com experiência

Você já deve ter, pelo menos, ouvido falar a respeito do marketing de experiência. Trata-se de uma estratégia de promoção muito utilizada por marcas pouco conhecidas para validar seus produtos perante o público. Consiste em lançar uma novidade acompanhada da sua experimentação ou, como fazem as marcas mais arrojadas, de uma experiência completa.A Coca-Cola é um bom exemplo de empresa que sabe utilizar esse tipo de marketing. Depois de terminar a leitura, assista ao vídeo e confira como ações simples ajudam a engajar ainda mais os clientes dos seus lojistas.As franquias de entretenimento, como vimos neste artigo, podem ser ainda mais bem exploradas em ações promocionais conjuntas. Afinal, é para aproveitar o poder de atração de público delas que seu Shopping deverá estimular a abertura desse tipo de negócio ou atividade.Curtiu o material? Receba conteúdos como este em suas redes sociais. Curta e siga nossa fanpage no Facebook e nossa company page no LinkedIn!

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