Saiba mais sobre Planejamento Orçamentário

26/1/2022

26/1/2022

Escrito por Grupo Ease

Ninguém vai longe sem planejamento. Você já deve ter ouvido essa frase. Ela vale para vida e no mundo dos negócios também tem profunda relevância. É com base no Planejamento Orçamentário, por exemplo, que os administradores desenham cenários e definem onde querem levar a empresa nos próximos anos.

Mesmo percebendo a importância desse tipo de planejamento, por que nem todas as empresas desenvolvem uma previsão eficiente? E quando planejam, por que falham na execução do projeto? Por que muito do que foi discutido anteriormente fica guardado na gaveta?

Neste artigo, você vai entender o que é previsão orçamentária, qual o melhor período para iniciá-la e como um sistema de gestão auxilia sua empresa a fazer um planejamento eficiente.

Planejamento orçamentário: o que é?

Planejamento orçamentário consiste em prever receitas, despesas, investimentos de uma empresa nos próximos meses ou anos. Mas não se trata de um trabalho baseado em adivinhação. Podemos fazer uma analogia. É como definir os passos olhando pelo espelho retrovisor. O planejamento orçamentário de forma geral se baseia no que já foi gasto para definir os pagamentos, investimentos e estratégias futuras mais precisas possível.

Um bom planejamento orçamentário prevê:

  • PROJEÇÃO DE FATURAMENTO:  toda empresa precisa vender o suficiente para poder pagar seus custos, e claro, gerar lucro.
  • ORÇAMENTO DE DESPESAS OPERACIONAIS: tudo que é gasto para manter o empreendimento funcionando.
  • ORÇAMENTO COM PESSOAL: quanto a empresa irá gastar com os salários e despesas afins.
  • ORÇAMENTO DE INVESTIMENTOS: quanto o empreendimento vai investir com a compra de equipamentos, recursos de informática, treinamento e capacitação da equipe.

São muitos detalhes e o planejamento parece trabalhoso demais. Mas o planejamento orçamentário é uma espécie de bússola para o gestor ou administrador. É também uma etapa fundamental para definir os novos rumos da empresa, pensar em expansão do negócio. Um processo orçamentário tem como vantagem incentivar os gestores a trabalharem sempre em perspectivas de futuro.

Qual o melhor momento de fazer um Planejamento Orçamentário?

Normalmente, as previsões orçamentárias são feitas entre os meses de setembro e outubro de cada ano. No segundo semestre, o administrador consegue avaliar os resultados dos seis primeiros meses do ano e também utilizar os dados iniciais do segundo semestre para fazer o planejamento para o ano seguinte.

Inicialmente você entendeu a importância de realizar um planejamento orçamentário. Em seguida, viu a melhor época para iniciar essa previsão. Agora vamos detalhar quais as vantagens que um sistema de gestão como E.net podem trazer para simplificar este trabalho de planejamento.

Como um ERP pode ajudar a fazer um Planejamento Orçamentário Eficiente

Analisar todas as despesas, receitas e investimentos, por si só, já é um trabalho gigantesco. Quando essas informações não estão catalogadas de forma clara, a tarefa toma um caráter quase impossível. Um sistema de gestão como o E.net é uma ferramenta muito flexível, permite montar vários modelos de planejamento e criar cenários segmentados em poucos cliques.

Como isso é possível? O ERP tem integração completa entre seus módulos. Uma informação que é inserida em um módulo, transita por todo sistema. Dessa forma, o gestor cadastra os dados do contrato no sistema e já pode avaliar a despesa recorrente para os próximos meses. A ferramenta já faz a previsão de gastos. Em outras palavras, o gestor não precisa fazer conferências mensais e fica focado efetivamente naquilo que ele determina como estratégia de negócio.

Contar com uma ferramenta, como o E.net na gestão do empreendimento significa mais eficiência e segurança nos processos. A nossa solução tem um módulo específico sobre Planejamento Orçamentário. Entre em contato conosco e entenda como a tecnologia do E.net pode impulsionar o seu negócio.

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS