Escrito por Grupo Ease
No cenário atual do comércio digital, a transparência e a conformidade fiscal são mais importantes do que nunca. A declaração de vendas online surge como uma ferramenta fundamental para Shopping Centers que buscam otimizar suas operações e garantir que os lojistas estejam seguindo as regulamentações vigentes. Mas, afinal, o que é essa declaração de vendas online e como essa prática pode ajudar os lojistas?
Neste artigo, vamos explorar o conceito de declaração de vendas online, detalhando sua importância na gestão fiscal e financeira das lojas. Abordaremos também como essa prática não apenas ajuda a evitar problemas legais, mas também pode contribuir para o melhor acompanhamento da receita. Além disso, facilita a operação entre Shopping e lojista.
Uma parte fundamental da regularidade de um perfil fiscal são as declarações para a Receita Federal, em que se apresenta os lucros, investimentos e realizações patrimoniais de um determinado período.
No entanto, especificamente no segmento dos Shopping, as declarações sempre foram um tanto mais complicadas. Até então, era comum que a equipe operacional da gestão do Shopping se encarregasse de registrar as vendas realizadas pelos locatários — dependendo da colaboração e pontualidade destes para a tabulação dos dados.
Hoje, com o emprego da tecnologia aplicada, já é possível eliminar essa etapa. Com uma plataforma de gestão especializada, os próprios lojistas podem acessar um painel administrativo do sistema, gerar suas guias de declaração e informar as vendas voluntariamente.
Com isso, todo o processo ganha em agilidade e transparência, reduzindo a burocracia existente no formato anterior. No fim das contas, todos ganham com isso, tanto os lojistas como a superintendência do Shopping, uma vez que essa integração impacta diretamente a velocidade das rotinas contábeis.
Outro reflexo direto da declaração de vendas online é observado no próprio caixa operacional do Shopping. Deste modo, ele passa a funcionar de maneira mais econômica, sustentável e otimizada. Para argumentar sobre essa eficiência, reunimos cinco pontos de impacto sobre sua operação. Veja a seguir:
Anteriormente, a declaração de vendas era feita de forma mais “manual”, onde dependia da disposição dos lojistas no fornecimento das informações, bem como a coleta e digitação pela equipe do Shopping. Com essas etapas, o procedimento pode ficar comprometido e mais propenso a falhas, pois acaba dependendo 100% da atenção humana. Já a declaração online, contorna essa situação transformando esse processo, possibilitando a facilidade no preenchimento das informações. Deste modo, basta os lojistas informarem suas vendas no sistema que a gestão do shopping poderá acompanhar em tempo real.
Como você bem sabe, conformidade fiscal é coisa séria. Nesse sentido, a declaração online colabora como uma ferramenta de estímulo à declaração, assegurando que a rotina será feita em parceria com os lojistas, com absoluto respeito aos prazos e menor chance de problemas e situações inusitadas.
Com uma plataforma completamente digitalizada, a gestão do Shopping ganha em poder de planejamento, já que a equipe contábil pode simular e desenvolver cenários conforme os novos resultados são atribuídos ao sistema — afinal de contas, parte fundamental de uma boa ferramenta é ser integrada em tempo real com as plataformas de gestão e fluxo de caixa.
Aqui, destacamos a unificação dos processos, representada pela eliminação de etapas desnecessárias. Por conta disso, tanto os lojistas quanto a equipe contábil ganham tempo produtivo, que poderão ser gastos no desenvolvimento de estratégias ou funções que tragam ainda mais retorno para as operações.
Por último e mais importante, a boa e velha melhoria dos resultados. Com a liberação de mais tempo produtivo, a equipe contábil pode se concentrar em estratégias e projeções para as próximas decisões do Shopping, seja identificando pontos de investimento ou a adequação a novos modelos e projetos tributários.
Como é natural a qualquer proposta de automatização, o emprego da tecnologia é fundamental. Deste modo, para aproveitar uma funcionalidade como a declaração online, os Shopping Centers vêm recorrendo a plataformas especializadas na gestão desse nicho de negócio.
Foi pensando em proporcionar toda essa facilidade que o Grupo EASE desenvolveu a EWS, Ease Web Services a plataforma ideal para a gestão remota de sua operação — e o melhor de tudo: o EWS é completamente integrado e compatível com o Ease Controller.net.
Em essência, o EWS entrega tudo o que foi descrito ao longo deste artigo, além de herdar o mesmo comprometimento com a segurança e excelência técnica presente em todos as soluções que o Grupo EASE desenvolve.
Focando apenas no aspecto das declarações, o EWS compila funcionalidades como emissão de guias para declaração, listagem dos protocolos de venda e público, interface para cadastramento dos contratos e usuários, acompanhamento de relatórios com informações de vendas e público diretamente pelo sistema.
Já em um segundo momento, a integração com o Controller.net permite que o EWS disponibilize os boletos para os locatários das salas comerciais. Com isso, o sistema torna o acompanhamento e a emissão de boletos muito mais fáceis e intuitivos, com um painel dedicado ao status, número, controle e detalhamento dos boletos enviados.
Por ser uma plataforma multiusuários, o EWS foi desenvolvido considerando as hierarquias de acesso e visibilidade. Por isso, a plataforma conta com uma interface dedicada ao gerenciamento de permissões.
Nesse painel, é possível definir uma série de parâmetros para o acesso e usabilidade da ferramenta por outros usuários, configurando o que pode ser acessado, a que horário e por qual usuário — além de outros detalhes mais específicos e estratégicos para cada operação.
Em função de tudo isso, convidamos a experimentar essa ferramenta em nosso período de demonstração. Assim, você poderá observar os ganhos práticos da solução em sua realidade, entendendo o quanto podemos ajudar em seus resultados.
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