Guia para o planejamento financeiro do seu Shopping

3/10/2018

3/10/2018

Escrito por Grupo Ease

Pode parecer estranho, mas é verdade: muitos empreendedores e gestores no mercado brasileiro guiam seus negócios sem um planejamento financeiro adequado.Essa é a causa de muitos dos fracassos empresariais — inclusive em Shoppings Centers, que exigem uma integração eficiente entre dados administrativos e operacionais para ter sucesso.Você quer fugir dessa armadilha? Quer planejar a saúde financeira do seu Shopping, para que ele se destaque entre os concorrentes? Vamos, então, acompanhar um guia sobre o assunto, para que você comece desde já a incluir inteligência, otimização e assertividade na sua administração. Boa leitura!

O planejamento financeiro como chave para o sucesso

Fazer essa relação entre controle financeiro e objetivos alcançados é muito simples. Afinal, você vive isso pessoalmente no seu dia a dia.Por maior que seja o salário de uma pessoa, se ela gasta sem ter uma ideia de como a fatura está crescendo, não se organiza para pagar as contas e não se preocupa em salvar um pouco a cada mês para o futuro, possivelmente chegará um momento em que faltará dinheiro para as necessidades mais básicas.Seja para as suas despesas de casa ou na administração de um Shopping, o princípio é o mesmo. Planejamento financeiro é a sua capacidade de monitorar e entender os gastos do presente, projetando um crescimento da receita no futuro.Nesse setor, essa visão é ainda mais importante, pois a pluralidade desse modelo de negócio pode esconder grandes vilões financeiros nos pequenos detalhes. Não é algo difícil de ser feito, mas é fácil de ser ignorado por gestores que não estão tão preocupados assim com o futuro da empresa.Se você está lendo este texto, quer dizer que você não é um desses! Portanto, aposte no seu controle financeiro para corrigir desperdícios, otimizar os gastos e preparar o Shopping para se consolidar em qualquer cenário que o mercado apresente.

As ações indispensáveis para um bom planejamento financeiro

Podemos, então, destrinchar um pouco melhor o que significa fazer um bom planejamento financeiro em um Shopping Center. Assim, você começa a se organizar e executar estas ações que são indispensáveis para aprimorar sua gestão.

Faça um levantamento da situação atual

O primeiro passo de qualquer novo planejamento de negócio é definir os pontos de partida e de chegada. Isso significa realizar um mapeamento completo da situação financeira da empresa.É a hora de levantar despesas e receitas, fazer benchmarks, comparando seus resultados com os concorrentes, e construir seu balanço patrimonial. Essa será a origem para que você defina seus objetivos futuros: expandir o patrimônio, aumentar o tíquete médio, diversificar a oferta de produtos e serviços, etc.

Integre dados de diversas fontes em um só lugar

Levantamento feito, é hora de colocar tudo isso no papel — ou melhor, na tela do computador. O segredo para um planejamento financeiro eficiente hoje é a integração e padronização da coleta de informações em um único ambiente virtual, em que eles possam ser comparados e segmentados.É essa preocupação em estruturar sua base de dados que simplificará de verdade o seu controle. A ideia é conseguir juntar todos os aspectos da sua gestão em poucas telas, para decisões rápidas e bem-sedimentadas.

Controle o fluxo de caixa

Uma das etapas mais importantes do planejamento financeiro é ter controle rotineiro sobre as finanças do Shopping Center. Não dá para ter previsibilidade e diminuir os riscos de novas estratégias de negócio, se você não consegue definir como funciona o fluxo de caixa.Esse acompanhamento da movimentação financeira precisa ser feito de diversos ângulos: analíticas ou sintéticas em períodos de curto (diário), médio (mensal) e longo prazo (anual).

Entenda o equilíbrio entre despesas e receitas

Simplificando a ideia desse controle, a saúde financeira de uma empresa está diretamente ligada à relação entre despesas e receitas. A conta é simples: uma despesa menor que a receita é igual a sucesso.Para atingir esse nível de gestão, você precisa estruturar o monitoramento dessa dinâmica. Isso é feito por meio da automação nos lançamentos com plano de contas, forma e status de pagamentos, valores, centros de custos, prazos, identificação de clientes e fornecedores — ou seja, tudo o que envolve o funcionamento de um Shopping Center.

Tenha controle sobre contratos a pagar e a receber

Ainda existe essa peculiaridade quando falamos em Shoppings: você lida ao mesmo tempo com contratantes e contratados. A relação entre a empresa e seus fornecedores, prestadores de serviço e locatários é, também, uma relação financeira.Por isso, a gestão de contratos é fundamental para o seu sucesso. Isso implica em um monitoramento automatizado em tempo real das contas a pagar e a receber, com prazos, condições e valores.No seu caso, é preciso uma atenção especial à inadimplência dos locatários. Antecipar um problema e renegociar dívidas são uma boa saída para manter a saúde financeira e não criar bolas de neve.

Prepare-se para cenários possíveis no futuro

Depois que você consegue controle sobre processos financeiros do presente, você está pronto para pensar no futuro. Uma das grandes habilidades de gestores de sucesso é conseguir preparar a empresa para que esteja consolidada em qualquer conjuntura econômica.O ideal, aqui, é projetar três cenários distintos: otimista, conservador e pessimista. Se o seu planejamento financeiro consegue dar uma saída para as questões relevantes nas três situações, você garante que o Shopping se mantenha saudável e competitivo por muito tempo.

Nunca pare de investir

Esta é uma dica importante no seu planejamento financeiro: que ele sempre preveja a possibilidade de novos investimentos.Muitos gestores deixam de investir em momentos de crise, pensando que se resguardar é a melhor estratégia para passar por ela. Na verdade, essa é a hora perfeita para deixar a criatividade fluir e ter ideias disruptivas. Enquanto todos estão se retraindo, o seu controle financeiro lhe dá as armas necessárias para contornar a situação e se destacar nos momentos mais difíceis.

As soluções do Grupo Ease como aliadas nesse processo

Nós falamos muito sobre integração e automação no controle das finanças de um Shopping Center. Falamos da sua importância para o sucesso e como são etapas fundamentais nessa estratégia.A solução para alcançar esses objetivos hoje é principalmente a inclusão de tecnologia na sua gestão, especialmente de sistemas ERP, que unificam, estruturam e simplificam o acompanhamento de todas as etapas da administração empresarial.É ainda melhor quando o ERP é especializado em Shoppings. Esse é o caso do Ease Controller.net: o sistema de gestão integrada tem módulos para monitoramento de fluxos de caixa, contas a pagar e a receber, lançamento de despesas e receitas, além de automação na coleta e na segmentação de dados bancários e fiscais. Tudo isso está disponível em um dashboard simples e completo.O que você está esperando, então, para começar um verdadeiro planejamento financeiro na sua empresa? Entre em contato conosco e conheça o Ease Controller.net. Transforme a sua gestão para sempre!

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS