Escrito por Grupo Ease
Administrar um Shopping Center vai muito além do que se vê em uma visita a lazer. Ao ver tudo funcionando, muitas pessoas não têm dimensão dos bastidores. Definir mix de lojas, gerenciar a ocupação das lojas e planejar a experiência do cliente, são tarefas essenciais para o desempenho da operação. Trata-se de uma série de funções estratégicas e operacionais que impactam diretamente lojistas, clientes e a própria sustentabilidade do empreendimento.
Neste artigo, vamos explicar as principais funções da administração de um Shopping, os desafios enfrentados e como a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo.
A administração de um Shopping é multidisciplinar, unindo gestão financeira, operacional, relacionamento com lojistas e estratégias de marketing. Cada uma dessas áreas é fundamental para que o empreendimento funcione de maneira eficiente. Veja a seguir algumas das áreas que são fundamentais:
gestão financeira é o coração do Shopping e exige mais do que apenas controlar receitas e despesas. Ela envolve:
Uma gestão financeira bem estruturada garante não apenas o equilíbrio das contas, mas também a confiança dos lojistas e investidores.
Esta área garante que o Shopping funcione de forma eficiente e segura todos os dias. É preciso coordenar uma operação complexa que envolve:
Decisões aparentemente simples, como quais lojas ocuparão determinados espaços ou como organizar o fluxo de circulação, têm impacto direto na atratividade do Shopping e na satisfação dos lojistas e clientes.
Planejar quais lojas terão no Shopping é uma tarefa importante, mas manter uma boa relação com os lojistas é fundamental para uma parceria de sucesso e duradoura. Nesse sentido, manter uma boa comunicação, de forma que as suas necessidades sejam atendidas traz ganhos para ambos os lados.
Nesse sentido, o EWS (Ease Web do Services), desenvolvido pelo Grupo EASE, se destaca como uma solução completa. A plataforma facilita a rotina da administração e dos lojistas ao oferecer:
Com o EWS, a comunicação se torna mais ágil e transparente, fortalecendo a relação entre administração e lojistas.
O marketing tem um papel fundamental para atração de clientes no Shopping. Criar um plano de ação que faça sentido para o público é tão importante quanto ter lojas atrativas. Nesse sentido, este departamento tem crescido nos Shoppings, que vem se tornando cada vez mais um espaço de experiências fora do ambiente online. Hoje, o marketing tem um papel estratégico na atração e permanência das pessoas.
Anteriormente mencionamos sobre a importância de oferecer um espaço fora do virtual. No entanto, esse é um desafio que ainda não foi totalmente superado. Algumas pessoas ainda preferem realizar compras online. Por isso, cabe à administração do Shopping criar estratégias para atrair o público e tornar o espaço cada vez mais relevante.
Além desse cenário, a gestão também enfrenta questões como inadimplência e vacância, que impactam diretamente a saúde financeira e a atratividade do empreendimento. Esses fatores estão interligados: um mix de lojas pouco interessante afasta consumidores, e um Shopping com baixo movimento, por sua vez, não atrai lojistas.
Para superar esse desafio, é fundamental estudar o comportamento do público local, identificar suas preferências e adaptar o mix de operações para que o Shopping continue sendo um ponto de encontro atrativo tanto para consumidores quanto para lojistas.
A administração de um Shopping é complexa e envolve diversas frentes, mas a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada nesse processo. Softwares de gestão e plataformas digitais permitem automatizar tarefas, centralizar informações e gerar dados em tempo real, tornando a gestão mais ágil, transparente e eficiente.
O Grupo EASE entende os desafios do setor e há mais de 30 anos desenvolve soluções pensadas exclusivamente para a administração de Shoppings. Com sistemas como o E.net (ERP de gestão) e o EWS (plataforma de comunicação com lojistas), apoiamos os Shoppings na construção de operações sólidas, integradas e prontas para enfrentar os desafios do mercado.
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