Segurança online no ambiente virtual: entenda a importância para grandes empresas

4/2/2020

4/2/2020

Escrito por Grupo Ease

Seja pela própria demanda do mercado, seja por sua vontade em aproveitar oportunidades com a transformação digital para destacar a empresa, você já deve estar implementando tecnologia para uso de dados como inteligência de negócio.É o seu caso? Pois fique sabendo que, apesar de grande vantagem estratégica, o uso de informações do Shopping e seus clientes necessitam de segurança online para garantir sucesso sem arriscar a confiabilidade na marca e a tranquilidade dos colaboradores.Quer entender melhor sobre isso e proteger o sistema da sua empresa? Então acompanhe este artigo com atenção!

Inteligência de negócio baseada em dados

Primeiro, podemos contextualizar um pouco a relação entre uso de dados, sua proteção e o sucesso de empresas do futuro. Você já parou para pensar em como informações coletadas estão se tornando importantes para a sua tomada de decisões?Esse é um fenômeno global e irreversível. Com a possibilidade de coletar e processar volumes de dados muito maiores do que era possível há uma década, empresas estão se aproveitando de ferramentas e sistemas para terem uma visão melhor de sua operação, seus clientes e o mercado a sua volta.Isso é especialmente relevante quando falamos de um Shopping Center. Pense em quantos aspectos diferentes da sua administração interagem e criam um mecanismo integrado. Conhecer os números significa entender melhor como o negócio vem funcionando, prever mudanças no futuro e identificar causas e consequências para problemas de operação.

Segurança online como estratégia e como obrigação

E se esses dados estão ganhando tanto valor para você, eles também estão valorizando para criminosos virtuais. Por isso, a segurança online hoje vem recebendo a atenção de gestores que precisam proteger informações com três objetivos principais:

  • para ter uma marca forte e confiável no mercado, com a qual seus clientes se sintam à vontade em compartilhar dados e estreitar a relação;
  • para garantir a genuinidade e transparência na utilização de dados que traga mais eficiência para a tomada de decisões e mais sinergia entre departamentos distintos dentro do Shopping;
  • para monitorar e impedir ataques que comprometam informações confidenciais do negócio ou privadas de seus clientes.

E se essas razões já existiam para investir em segurança, o cenário mudou com a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, que entra em vigor este ano.Agora, a transparência e a proteção de informações se torna não só uma estratégia de negócio, mas uma obrigação legal. Por isso, é hora de entender como garantir esse tipo de controle sem despender recursos e pessoal.

Dicas práticas para garantir segurança online na empresa

Segurança online é um assunto muito importante mas que, na verdade, não exige tanta complexidade em sua gestão. É uma questão de investir certo em tecnologia e trabalhar a conscientização da empresa como um todo. Confira as principais dicas!

Utilizar sistemas e ferramentas de qualidade

Hoje a segurança online passa muito pela eficiência, estruturação e robustez de seus sistemas corporativos: ERP, e-mail, servidores, cloud computing etc.Ou seja, a preocupação com seus dados vem desde a aquisição de produtos e serviços que serão utilizados na produtividade. Funcionalidades e módulos específicos para proteção e dados nesses casos vão facilitar o controle de sua utilização — principalmente em empresas grandes e com vários departamentos, como Shopping Centers.

Trabalhar com senhas fortes e múltiplos passos de autenticação

Você se assustaria com quantos dados pelo mundo são comprometidos por senhas fracas, como “123456” ou “admin”. A exigência de senhas fortes (preferencialmente nativa no sistema) já elimina grande parte do problema.Mas hoje ter uma boa senha não é suficiente. Você pode investir também em processos de autenticação em múltiplas etapas, utilizando a confirmação por e-mail, um aplicativo ou o número do celular etc. Assim, mesmo que o criminoso consiga a senha, ele não tem acesso ao banco de dados.

Fazer gestão de credenciais

Criar permissões diferenciadas dentro do ERP também é uma ideia para facilitar o controle de segurança online. Quando esses dados estão na nuvem, você pode limitar o acesso aos mais sensíveis (confidenciais da empresa, pessoais e bancários do cliente) apenas para pessoas que precisam utilizá-los.Dessa forma, você limita o acesso às informações de mais valor e identifica um ataque com mais celeridade — podendo impedir ou conter um vazamento.

Apostar em criptografia

Outra questão importante quando o sistema pode ser acessado pela web é ter criptografia na conexão entre o dispositivo do usuário e o servidor contratado pela empresa. A criptografia impede que qualquer pessoa no caminho entre essas duas pontas consiga ler as informações, mesmo que as roube.

Automatizar o backup

E se dados forem comprometidos? No caso de roubo, sequestro ou inutilização de informações, a primeira medida é recuperá-los para manter o Shopping funcionando. É aí que entra a necessidade de backups.Backups do sistema precisam ser estruturados e constantes para acompanhar o dinamismo do negócio. Portanto, não dá para gastar o tempo da TI fazendo isso manualmente. Sistemas capazes de automatizar o processo vão facilitar a gestão e a proteção da empresa.

Investir muito em treinamento

Por mais que você invista em sistemas e ferramentas, os dados de um negócio estão tão seguros quanto o preparo de quem os visualiza e edita.Pense na pluralidade de uma gestão de Shopping Center. São vários departamentos trocando informações, acessando o sistema e analisando dados. Uma brecha aberta verificando números bancários no setor de vendas pode colocar o setor financeiro em risco.Para garantir que todos eles trabalhem com tranquilidade, produtividade e harmonia, é preciso contar com a participação de todos. Comunicação interna e treinamentos voltados para boas práticas de segurança online vão fortalecer a empresa e até dar um senso de unidade para todos os colaboradores.

Soluções do Grupo Ease como aliadas nesse processo

Como falamos ao longo de todas as dicas, investir em tecnologia é um passo que permite todos os outros. Quando você tem um sistema de qualidade, com ferramentas especializadas e uma boa infraestrutura por trás, proteger dados se torna simples e você pode mirar o futuro com mais foco.E se a segurança online é tão importante, contar com uma solução preocupada com isso é fundamental para possibilitar todas as outras práticas que citamos.Por que você não conhece nossas soluções para Shopping Center? Entre agora no site e saiba mais sobre nossas soluções!

Se inscreva

Obrigado por se inscrever, logo você receberá as melhores notícias.
Oops! Algo deu errado, tente novamente!

Materiais recomendados

Confira alguns materiais de leitura recomendados abaixo:

Te ajudamos a alcançar seus resultados

Fale com um de nossos consultores para que eles te ajudem nas suas dúvidas.

GRUPO EASE - 2022 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS